segunda-feira, 28 de novembro de 2011

JESUS É DEUS ?

Jesus é Deus?
Jesus é a 2ª Pessoa da Santíssima Trindade, sendo assim, Jesus é Deus, com o Pai e o Espírito Santo. Deus de Deus, Luz da Luz, Deus Verdadeiro de Deus Verdadeiro. Gerado, não criado, consubstancial ao Pai (da mesma substância), por Ele todas as coisas foram feitas.

Jesus é, inseparavelmente, verdadeiro Deus e verdadeiro homem, na unidade da sua Pessoa divina. Fez-se verdadeiramente homem, nosso irmão, sem com isto deixar de ser Deus, nosso Senhor.

Perfeito na sua divindade e perfeito na sua humanidade; verdadeiro Deus e verdadeiro homem, composto de alma racional e de corpo, consubstancial ao Pai pela sua divindade, consubstancial a nós pela humanidade, “em tudo semelhante a nós, exceto no pecado”
(Heb 4, 15); gerado pelo Pai antes de todos os séculos, segundo a divindade e, nestes últimos tempos, por nós homens e para nossa salvação, nascido da Virgem Maria e Mãe de Deus, segundo a humanidade».

Dado pelo Anjo no momento da Anunciação, o nome «Jesus» significa «Deus salva». Exprime a sua identidade e a sua missão, «porque é Ele que salvará o seu povo dos seus pecados»
(Mt 1,21). Pedro apóstolo afirma que «não existe debaixo do céu outro Nome dado aos homens pelo qual possamos ser salvos» (At 4,12).

Jesus é o Filho Unigênito de Deus, no sentido único e perfeito. No momento do Batismo e da Transfiguração, a voz do Pai designa Jesus como seu «Filho predileto». Apresentando-se a Si mesmo como o Filho que «conhece o Pai» (Mt 11,27). Jesus afirma a Sua relação única e eterna com Deus Seu Pai. Ele é «o Filho Unigênito de Deus» (1 Jo 2, 23). É o centro da pregação apostólica: os Apóstolos viram «a Sua glória, como de Unigênito do Pai» (Jo 1, 14).

Um comentário:

  1. A Sociedade Católica no Brasil, Apostolado de Defesa da Fé Católica
    WebDesign Henrique Ribeiro

    ResponderExcluir