sábado, 26 de novembro de 2011

RENOVAÇÃO CARISMÁTICA CATÓLICA


RENOVAÇÃO : Renovar;
CARISMÁTICA : Dons espirituais, Carismas
O QUE É A RENOVAÇÃO CARISMÁTICA?
A renovação carismática é uma corrente de graça pela qual o Espírito do Senhor nos leva a viver de maneira experimental a realidade do Corpo de Cristo.
O Papa João XXIII pediu que o Concílio Vaticano II fosse "um novo Pentecostes". Mas terminado o Concílio começou-se a produzir em todo o mundo um ressurgir dos carismas que foram recordados no Concílio. E desde então se vem produzindo uma "renovação espiritual" que Paulo VI qualificou como "uma oportunidade providencial para a Igreja e para o mundo".
Em 1967, um grupo de jovens estudantes da Universidade de Duquesne, Estados Unidos, cristãos fervorosos, leram o livro "A Cruz e o Punhal". Surgiu então a pergunta: "Como é possível que nós, católicos, estejamos tão longe da experiência da realidade do Espírito Santo? Por que não vemos mais sinais do Poder do Senhor?". Aplicaram-se então a reler e a meditar os Atos dos Apóstolos e começaram a rezar, pedindo a efusão do Espírito Santo. Transformaram-se em cristãos irradiantes de alegria e manifestando, por sua vida, a presença de Jesus Cristo. Em pouco tempo, grupos de oração formaram-se em outros locais, sempre fazendo a mesma descoberta. Hoje, a Renovação Carismática existe em quase todas as partes do mundo.
Para o indivíduo, a renovação é uma conversão e uma entrega constante a Deus, numa docilidade crescente ao Espírito Santo. É também um encontro mais profundo com os irmãos, tornando realidade a formação de um só Corpo em Cristo.
É uma ação do Espírito Santo (Paulo VI) que vivifica, fortalece e constrói a Igreja.
"A Renovação Carismática não é um movimento dentro da Igreja; é a Igreja em movimento" (Herlbert Mühlen).
Pelos frutos da Renovação, verificamos que não se trata de uma nova doutrina, nem de um programa de ação e sim da descoberta da riqueza da vida em Cristo.
Assim, efeitos desta graça são:
  • Jesus como centro de nossas vidas;
  • Maior gosto pelas Escrituras;
  • Progresso no caminho da liberdade espiritual, deixando de lado atitudes que não são de acordo com o Evangelho;
  • Tomada de consciência de que somos instrumentos de Deus na formação de seu Reino.
A vida cristã começa no batismo e deve desenvolver-se. O cristão "criança em Cristo" (1Cor 3,1) deve crescer até à maturidade do adulto capaz de contribuir para a comunidade. Os carismas são precisamente isto: manifestação do Espírito para o proveito ou a construção da comunidade" (cf. 1Cor 12,7).
Todo cristão é chamado a ser um "Embaixador de Cristo", um "colaborador de Deus" para o estabelecimento de seu Reino (cf. 2Cor 5,20; 1Cor 3,9 e Mt 28,18-20).
Esta receptividade ante a ação do Espírito inclui entrega e docilidade cada vez maior para o cumprimento da vontade de Deus. Esta se manifesta pela Sagrada Escritura, pelo magistério da Igreja e pela inspiração devidamente discernida. E o discernimento também é ação do Espírito Santo juntamente com os dons espirituais mencionados por Isaías (11,2) e pedidos por S. Paulo para os cristãos (cf. 1,9-12).
A Renovação, pois, não é senão viver o cristianismo até as últimas consequências, nos tornando semelhantes cada vez mais a Jesus e a Maria, incorporando-nos na obra do Redentor, construindo a Igreja, transformando a sociedade e a criação para que "Cristo reine e entregue logo o reino a seu Pai para que Deus seja tudo em todos" (1Cor 15,24-28).
A Renovação Carismática Católica, vem em auxílio das necessidades da Igreja. É uma nova manifestação da misericórdia de Deus para com seus filhos.
Tendo em vista que o ser humano afasta-se com muita facilidade da ação divina, o Senhor Deus vem em nosso auxílio, com uma nova efusão do Espírito Santo.
A Renovação Carismática Católica nada mais é do que a Igreja dos primeiros tempos, onde era constante o uso dos carismas do Espírito Santo. Com o passar dos tempos, foi-se deixando de lado a prática desses carismas, que nos foram dados para a prática da caridade. Até mesmo o doador desses carismas, nosso Santificador, passou a ser pouco mencionado.
O Espírito Santo é a força motriz da nossa fé. É Ele quem nos revela Jesus, e quem nos desperta para as coisas de Deus.Não podemos separar a Trindade, exaltando apenas o Pai ou o Filho. O Pai Criador, o Filho Redentor e o Espírito Santificador devem estar juntos e presentes em nossa vida espiritual. A Trindade forma um elo indissolúvel. Isto significa que é preciso deixar Deus Trino agir em nós. É o Espírito Santo quem nos revela Jesus, que por sua vez nos leva ao Pai. O Espírito Santo é Deus agindo em nós.
A célula da Renovação Carismática Católica são os Grupos de Oração. Através deles os fiéis têm a possibilidade de um crescimento efetivo na sua vida espiritual. Igreja é comunidade, por isso é um grande erro afirmar que o crescimento espiritual se faz individualmente.
Normalmente, os Grupos de Oração promovem Seminários, Experiências de Oração, Cursos de Aprofundamento, entre outros, que ajudam o crescimento espiritual, pelo conhecimento da fé e orações especiais, que nesses momentos são mais intensas.
A Renovação Carismática Católica segue uma espiritualidade própria, baseada na experiência de Deus, através do batismo no Espírito Santo e no uso dos carismas em prol dos benefícios de todos os fiéis.
Seu objetivo principal é atrair os católicos não praticantes, mostrar a eles a grande riqueza que é a nossa Igreja. É tida como porta de entrada para uma religiosidade mais profunda. O importante é o sopro de Deus, que desperta algo novo em nós e dá um novo sabor as coisas divinas.
Não é uma Igreja dentro da Igreja. É a Igreja em movimento. É o resgate da Igreja nascente, tão novo quanto antigo.
O movimento carismático, que nestes últimos anos está congregando milhões de fiéis no Brasil e no mundo inteiro, é marcado pela vinda do Espírito Santo no Pentecostes, narrada nos Atos dos Apóstolos, cap. 2, quando os discípulos de Jesus, após Sua ascensão, estavam reunidos no Cenáculo, todos com muito medo. Entre luzes e fragores, desceu sobre eles o Espírito Santo sob forma de línguas de fogo, que se repartiram e repousaram sobre cada um deles. A partir disso, aqueles homens rudes transformaram-se, encheram-se de novo ânimo, saíram às ruas e praças e começaram a evangelizar.
Dom das línguas, entusiasmo, renovação, dom da cura, louvor, são alguns dos carismas do Espírito Santo que sempre acompanharam os evangelizadores. E acima de tudo, uma experiência de conversão a Jesus, mas não de uma conversão simplesmente baseada na aceitação dos dogmas da fé, mas de conversão fruto de uma experiência pessoal com Jesus Cristo, o Deus vivo, que invade a vida e transforma todo o ser.
A Renovação Carismática repete, hoje, o que aconteceu com os apóstolos naquele dia do Pentecostes por obra do Espírito Santo. Porque foi somente com o Pentecostes que os apóstolos compreenderam o que significavam aquelas línguas de fogo, aquele vento impetuoso, aquele dom das línguas, aquela possibilidade de, ao pronunciar o nome de Jesus, poder dizer a um aleijado: levanta-te e anda!
O mesmo acontece hoje: o Espírito Santo precipitou-se sobre a Igreja como naquele tempo e está repetindo os prodígios de então!
A Renovação Carismática Católica , portanto, é:
• recriar a atmosfera espiritual das primeiras comunidades cristãs, para a qual o Espírito Santo não era uma abstração teológica, mas vida, força, orientação, entusiasmo
• redescobrir um tesouro oculto na alma desde o nosso Batismo: uma fonte de água viva que deve ser utilizada e aproveitada ao máximo;
• descobrir Cristo vivo, íntimo, cujas palavras adquirem um significado novo e surpreendente;
• reabastecer o coração com novas energias que se chamam paz, alegria, força, otimismo;
• reencontrar o gosto pela oração e o amor pelos sacramentos;
• viver uma vida de intimidade com Deus, sob a direção do Espírito Santo.
E dentro desse espírito de conversão total, passam a ter muita importância a participação na Eucaristia, a adoração do Santíssimo Sacramento, a devoção a Nossa Senhora com a reza do terço, a oração e os cânticos de louvor, de agradecimento e de pedido a Deus Trindade.
“O vento sopra onde quer - disse Jesus - e tu ouves a sua voz,mas não sabes de onde vem nem para onde vai; assim acontece com todo aquele que nasceu do Espírito” . (Jo 3,8).
Como tudo começou
Em 25 de janeiro de 1959, o papa João XXIII, poucos meses depois de sua eleição, deixou o mundo surpreso, ao anunciar e convocar o Concilio Ecumênico Vaticano II. “Renova nestes dias as tuas maravilhas, como de um novo Pentecostes”, invocou o papa João na abertura do Concílio. De fato, o Concílio foi uma volta ao Cenáculo, local onde os apóstolos haviam vivido as maravilhas operadas pelo Espírito Santo, pois a partir daquele dia, “os ossos áridos” de que fala o profeta Ezequiel, “moveram-se de volta à vida”.
O papa João XXIII morreu antes do fim do Concílio em 1963; seu sucessor, Paulo VI continuou os trabalhos até o encerramento, solenemente realizado em 8 de dezembro de 1965.
Não havia passado um ano do término do Concílio, quando despontou o fenômeno religioso que agora é chamado “ Renovação Carismática Católica ”.
No outono de 1966, na Universidade de Duquesne (EUA), vários professores, estudantes, religiosas e sacerdotes católicos, reuniam-se frequentemente para momentos de oração fervorosa. Eram pessoas que há muitos anos dedicavam-se ao serviço de Cristo, mas que no fundo sentiam um vazio, como se lhes faltasse algo. Surgiu então uma pergunta: "Como é possível que estejamos tão longe da experiência da realidade do Espírito Santo ? Por quê não vemos mais os sinais do poder do Senhor ?” Dão-se então conta de que o cristianismo não é uma filosofia, não é apenas adesão a um credo, mas é Vida, e Vida Sobrenatural, participação na própria vida de Cristo ressuscitado. E que esta vida é difundida em nossos corações pelo Espírito Santo. Foi quando caiu-lhes nas mãos o livro A Cruz e o Punhal, de autoria de David Wilkerson, em que o autor fala de seu apostolado entre drogados e marginais de Nova York e conta como o Espírito Santo operou conversões e curas no meio daqueles jovens.
Conscientes de que a força dos cristãos primitivos estava na vivência do Espírito Santo no Pentecostes, aplicaram-se a ler e meditar os Atos dos Apóstolos, pedindo a Efusão do Espírito. Reuniam-se para louvar o Senhor e os dons do Espírito Santo começaram a se manifestar, transformando suas vidas.
As reuniões foram se sucedendo e, de 17 a 19 de janeiro de 1967, um grupo de 30 pessoas realizou um retiro de fim-de-semana, o “retiro de Duquesne”: suas orações foram atendidas através da manifestação do Espírito Santo e da transformação interior de cada um. “Eu não creio no Pentecostes, eu o vi”, disse um dos participantes. Muitos dos presentes sentiram em si uma vida nova, sentiram-se invadidos por uma profunda paz e alegria, um entusiasmo e um desejo incontido de dar testemunho de Cristo.
Em pouco tempo o movimento da Renovação Carismática Católica propaga-se em outras universidades americanas, no País inteiro, transpõe oceanos e alastra-se em quase todas as nações do mundo.
“João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo”.  (Atos 1,5)
“E todos ficaram cheios do Espírito Santo e anunciavam com intrepidez a palavra de Deus”. (Atos 4, 31)

Nenhum comentário:

Postar um comentário