segunda-feira, 28 de novembro de 2011

JESUS CRISTO

Quem é Jesus Cristo? Jesus é o Filho de Deus Vivo. Mt 16,16

Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por Ele e para Ele. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem n'Ele. Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Cl 1, 15-18

"Veio de Deus" (Jo 13,3), "desceu do céu" (Jo 3,13; 6,33), "veio na carne", pois "o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e nós vimos sua glória, glória que Ele tem junto ao Pai, como Filho único, cheio de graça e de verdade... Pois de sua plenitude nós recebemos graça por graça" (Jo 1,14-16).

Nele se cumpre as promessas que Deus fez a Abraão e a sua descendência, no tempo do rei Herodes e do imperador César Augusto, enviando «o Seu Filho, nascido de uma mulher e sujeito à Lei, para resgatar os que estavam sujeitos à Lei, e nos tornar seus filhos adotivos» (Gal 4, 4-5).







Como e Onde nasceu Jesus? Jesus Cristo foi concebido pelo poder do Espírito, nasceu da Virgem Maria, na cidade de Belém, no tempo do rei Herodes Magno e do Imperador César Augusto. Carpinteiro de profissão, morto e crucificado em Jerusalém, sob o procurador Pôncio Pilatos, durante o reinado do Imperador Tibério

Assumiu um corpo animado por uma alma racional humana. Como homem, o Filho de Deus tinha um conhecimento íntimo e imediato de Deus seu Pai. Penetrava igualmente os pensamentos secretos dos homens e conhecia plenamente os desígnios eternos que Ele viera revelar.

Foi concebido por obra do Espírito Santo no seio da Virgem Maria e sem a colaboração de homem: «O Espírito Santo descerá sobre ti» (Lc 1, 35), disse-lhe o Anjo na Anunciação. Ele é o Filho do Pai celeste, segundo a natureza divina, e Filho de Maria segundo a natureza humana, mas propriamente Filho de Deus nas suas naturezas, existindo n'Ele uma única Pessoa, a divina.
(Compêndio do Catecismo da Igreja Católica. nº 98)

Durante a vida oculta em Nazaré, Jesus permanece no silêncio duma vida normal. Permite-nos assim estar em comunhão com Ele, na santidade duma vida quotidiana feita de oração, de simplicidade, de trabalho, de amor familiar. A sua submissão a Maria e a José, seu pai putativo, é uma imagem da sua obediência filial ao Pai. Maria e José, com a sua fé, acolhem o Mistério de Jesus, ainda que nem sempre o compreendam.

Um comentário:

  1. A Sociedade Católica no Brasil, Apostolado de Defesa da Fé Católica
    WebDesign Henrique Ribeiro

    ResponderExcluir