segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

MISSA EM LATIM

Agência Estado (Vaticano) - O papa Bento XVI aprovou um documento que oferece mais liberdade para a celebração de missas em latim, o modelo tradicional usado pela Igreja Católica por séculos até que começou a ser restringida na década de 1960, informou hoje o Vaticano. Bento XVI discutiu a questão hoje com altos clérigos e o documento será divulgado nos próximos dias, acrescentou num comunicado.
A decisão foi tomada após meses de debates. Alguns cardeais, bispos e entidades judaicas se opunham à mudança, alegando desde que o texto da missa em latim é preconceituoso até que seria o primeiro passo para o desmantelamento de reformas aprovadas pelo Concílio Vaticano Segundo, realizado entre 1962 e 1965.
A missa tradicional é conhecida como tridentina (criada no Concílio de Trento, no século 16). Além do rito em latim, o padre fica de costas para os fiéis. Ela começou a ser restringida após o Concílio Vaticano II ordenar a introdução gradual de missas na língua local, que os sacerdotes a falassem de frente para a congregação e que ela pudesse ser leigos. (AE-AP)
Fonte: Agência Estado












Nenhum comentário:

Postar um comentário